Skip to content

Fotografia – Dicas e Opinião

agosto 19, 2011

Fotografia, oportunidade que temos de congelar momentos. Li isso em algum lugar, mas não deixa de ser verdade. Do seu modo fascinante e cada vez mais cheio de trejeitos, a fotografia não é apenas o ato de mirar e apertar um botão, mas sim um tipo de arte.

Ao tirar uma foto, as pessoas podem considerar diferentes prioridades como ângulo, luz, composição, cores, cenário, movimento e por ai vai. Mas o importante é seguir o coração e assim, as fotos ficam poéticas e artísticas bem daquele jeito que faz a gente passar horas olhando e pesquisando sites que mostram editoriais, looks de street style e lugares divinos. Pra mim, nada mais inspirador que isso.

Uma boa fotografia pode ter tratamento ou não, e é bem  interessante se você tentar fotografar o que você deseja a favor da luz, mas também existe a possibilidade de fotografar contra a luz e formar aquele efeito forte e misterioso.

O importante na fotografia é passar aquele sentimento de beleza e harmonia, seja do jeito que for, encontre o seu estilo.

Tem ou pretende comprar uma câmera legal? Aqui vão pequenas dicas sobre as 3 ferramentas básicas para uma boa foto:

  •   O ISO se refere à exposição de luz que a foto capta. Quanto maior o número do ISO, mais luz a câmera absorve do ambiente . O ISO alto (3200 por exemplo) é ideal para ambientes fechados ou sem muita luz, ótimo para coquetéis e lançamentos de lojas. Enquanto o ISO com menor número (200 por exemplo) é ideal para fotos em locais externos e com muita luz para dar mais nitidez e naturalidade à foto, o que o torna ótimo para fotos de street-style.
  • A Abertura do Diafragma significa o quanto a lente se abre para a entrada de luz ao tirar a foto. Com um maior número de abertura (f/22 por exemplo) a luz do ambiente na foto é mais escassa, o que torna essa opção a melhor para fazer fotos externas a luz do sol. Já a abertura com número menor (f/2.8 por exemplo)  permite a entrada de mais luz do ambiente na foto, sendo ideal para fotos em lugares mais escuros.
  • A Velocidade do Obturador é a ferramenta que controla o tempo em que a luz chega até a foto. Se a velocidade for pequena (1/4 por exemplo) significa que o obturador ficará mais tempo capturando a foto.Se a velocidade for maior (1/400 por exemplo) o obturador captura a foto mais rapidamente. Cuidado ao usar baixa velocidade, pois ela pode provocar tremidos na foto. A velocidade alta pode captar mais detalhes em algum objeto que está em movimento.

Fotógrafos inspiradores que se deram muito bem na profissão:

image Mario Testino

image David Lachapelle

terryrichardson Terry Richardson

heidi slimane Heidi Slimane

Sites para se inspirar:

The selby – http://www.theselby.com/

The Cobra Snake – http://thecobrasnake.com/

Yvan Rodic – http://yvanrodic.com/

Seja criativo e pratique a fotografia, pois é na tentativa que eu aprendi e ainda aprendo a cada dia que pego a câmera pra me divertir. 😉

Anúncios
No comments yet