Skip to content

Talking about my (new) generation

maio 22, 2011

Cidades, movimento, arte, cultura pop. Tudo isso e mais um pouco teve influência no assunto do mês, a new generation, que domina o estilo mais ousado nas ruas e é focado na vibe cool que os jovens adaptam pra si mesmos. A modernidade está em alta e isso implica em um mix de informações em vários formatos.

Na música, o funk vira hit das pistas moderninhas com o Bonde do Role. Além disso, os mash-ups também estão colocando todo o mundo pra dançar – vale até mistura de Britney Spears e Guns n’ Roses, como a banda-de-um-cara-só Girl Talk está fazendo por ai. E não tem como não citar também o irreverente DJ Cremoso, que pega hits de bandas indies como Phoenix e Franz Ferdinand e os vira do avesso com maestria. O resultado é um tecnobrega do qual nem o mais purista dos hipsters sairá ileso das pistas.

Do mesmo modo, temos o mix na moda: a modernidade se alterna em looks com influência dos tempos do rock n’ roll pesado e também com pegadas coloridas bem anos 90. E as misturas não param por aí. Podemos ter roqueiro com marinheiro, hippie com chic e o que a sua imaginação permitir.

Esse lifestyle que conquista tantos admiradores no mundo todo abrange artistas dos anos 70, 80 e 90 sem minimizar o talento dos artistas atuais. Sites destinados ao chamado coolhunter (caçador de tendência) dão vazão a sua imaginação com várias coisas incrivelmente legais que temos nos dias de hoje.

Neste mundinho, os que se vestem bem inspiram os que desejam fazer o mesmo. Um ótimo exemplo são os festivais de música. Em eventos como esse, somos infestados de informações de moda de verdade. Vemos a criatividade de cada um, querendo parecer alguém de estilo, mas com muito conforto para curtir os vários shows que estão por vir. Óculos escuros, sandálias gladiador, coturninhos, tênis e acessórios de couro são peças pioneiras de eventos como Glastonburry, Coachella e SWU.

Os nerds também se destacam nesta sessão. Vale a pena acessar o Quatrolho by Julia Petit e o Nerd Boyfriend, blogs destinados a cultura nerd, muito bem feitos e divertidos. O segundo site usa referências de roupas de ícones cult do mundo da música, das artes e do cinema, que também está muito presente na new generation. Diretores como Sofia Coppola, Woody Allen e Pedro Almodovar são muito admirados.

O mais legal de tudo isso é a opção que todas essas referências citadas nos permite para ver e sentir a vida de um ponto de vista muito interessante, bonito, cheio de cores e de sentimentos. Parece que tudo é poético quando se vê fotos bonitas, um lugar legal ou um filme sobre algo normal visto de diferentes ângulos – sem contar que temos a música! Como não amar?

Cabe ao tempo deixar as idéias progredirem. Ao longo dos anos as referências vão mudando, as tendências serão outras, mas as perspectivas serão as mesmas: crescer, ver o lado bonito de cada coisa e enxergar o que é simples de diferentes maneiras, garantindo e fazendo a diferença diante de um mundo que, para tantos, é tão normal.

E com as palavras de José Saramago, fica a dica para o leitor: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Texto: Mahê Ferreira

Foto: Alexander Neumann

Produção: Luana Ferreira

Texto publicado na Revista Cult do mês de Maio.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: